Aquele francês! Irresistível.



Passei, por mero acaso na RTP2 por volta da hora de jantar, já entristecida com as notícias de caos e tragédia que se propagam mundo fora e deixei-me fixar naquele programa.

Voltei no dia seguinte, para outro episódio, e no outro a seguir também. E já assim é há quase duas semanas.

Inesquecíveis viagens de combóio é um programa de viagens, em que o simpático e afável francês Philippe Gougler ( por quem estou encantada!) nos dá a conhecer trajetos inusitados, lugares encantados, tradições e hábitos de vida distintos, em países como Perú, Indonésia, Argentina, Índia.

Normalmente, as viagens têm início num combóio de uma terriola, porque Gougler adora este meio de transporte...e é onde começam as aventuras, as empatias, as deliciosas conversas  com os nacionais.

Este francês é simpático e ternurento com todas as pessoas que vai conhecendo. Comove pela bondade e generosidade, em cada diálogo.

Apreende os mais distintos hábitos dos povos, com gratidão e real vontade de conhecer, a alma dos povos. Surpreende-se, abraça a diferença e ri.

É reconfortante viajar, mesmo em casa, com pessoas assim.

Curiosamente, mostra-nos que não somos assim tão distintos uns dos outros. Os corações são muito parecidos, aqui e na China. Esta é a mensagem do meu querido Francês.

Inúmeras são as vezes em que se fala da importância do Sorriso, como ferramenta que atrai boas energias, da esperança e da resiliência, para não nos deixarmos derrubar, e da felicidade e prazer que se pode sentir nas coisas mais simples...

Distanciam-nos gostos, crenças, hábitos, sómente isso. Em tudo o mais, somos iguais, tão iguais.

Este francês não ouve cada pessoa, escuta-lhes o coração. Este francês emociona-me, a cada programa e transmite-me paz.



Já viciei alguns amigos!
Isto porque não me canso de falar, das viagens deste francês sonhador, de olhos alegres....

Comentários

Mensagens populares