Samba em Paris

Ultimamente tenho apanhado muitos "barretes" no cinema.
Tenho visto uns filmes tão fora da caixa, que chegam a dar-me vontade de fugir a meio da sessão.
Mas este fim-de-semana, em casa, a sofazar, fui agradavelmente surpreendida pelo filme francês "Samba".
Omar Sy, ator no filme Amigos Improváveis, que já então tinha achado fantástico, representa agora Samba Cissé, um imigrante ilegal em Paris, que após ser detido no restaurante onde trabalhava a lavar pratos é encaminhado para uma ONG que o auxilia a regularizar a sua situação.

É acompanhado por Alice (Charlotte Gainsbourg), uma executiva a recuperar de um profundo esgotamento que a afasta do seu emprego numa grande empresa, a fazer tratamento/recuperação como voluntária nessa ONG.

Recatada e muito envergonhada na sua primeira entrevista a Samba, na prisão, é acompanhada pela colega que a adverte dos perigos de uma aproximação pessoal nos casos que acompanham.

Mas Alice não disfarça o encantamento pelo extrovertido Samba, por quem se apaixona quase à primeira vista.


Do enredo faz parte o amigo de SAMBA, também ilegal em Paris, que se faz passar por brasileiro para ter mais sucesso nas investidas amorosas e uma colega de Alice da ONG, que a aconselha a manter distância de Samba, mas acaba por se deixar seduzir pela ginga do falso brasileiro.

Este filme retrata a realidade da imigração em Paris, com as dificuldades de sobrevivência associadas à falta de emprego, habitação e a constante ameaça de detenção, mas estão-lhe sempre subjacentes rasgos de comédia.

Sou fã do Omar, fãzaça e agora fiquei fã da Charlotte.
Que fantásticas interpretações.

Comentários

Mensagens populares